frankenstein

Frankenstein ou o Prometeu moderno. Como surge esta obra?

Escrito no século XIX e mais conhecido apenas por “Frankenstein”, o romance gótico de terror, da autora britânica Mary Shelley teve a sua primeira versão publicada em 1818, mas somente na terceira edição, revisada e adaptada, foi que à autora recebeu os devidos créditos, sendo também a de mais sucesso, dando ao personagem fama mundial. Afinal quem não conhece a figura aterrorizante de Frankenstein?
A obra surgiu do encontro da autora com amigos quando ficaram confinados na mesma casa, por problemas climáticos. Para passar o tempo faziam desafios de quem contasse a melhor história de terror. Foi assim que de um passatempo surgiu um clássico literário.
Com mais de quinhentas edições em todo mundo e com o passar do tempo e também influências externas, a história e o monstro inicialmente imaginados pela autora foram sofrendo constantes alterações.

Sobre Mary Shelley

mary-shelley

Mary Shelley foi uma escritora britânica, nasceu em Londres, em 30 de agosto de 1797. Filha de intelectuais, sempre esteve envolvida no meio literário. Foi a primeira mulher a escrever uma ficção científica.
Por incrível que possa parecer, inicialmente a história de Prometeu moderno não teve uma boa aceitação, recebendo muitas críticas, sendo a mais dura delas a de que a obra tinha sido escrita por uma mulher, mais uma barreira dentre as várias que a autora teve que enfrentar ao longo de sua carreira como escritora.
Morreu em 01 de fevereiro de 1.851, aos 53 anos de idade, em Londres, deixando várias obras conhecidas, sendo a de mais sucesso, sem dúvida, a de Frankenstein.

Porque Mary Shelley escreveu este livro

Mary Shelley começou a escrever a obra porque durante um feriado em que ela e seu noivo estavam de férias com amigos em Genebra, na Suíça, cidade onde se passa a maior parte do enredo, por questões climáticas, não podiam sair muito de casa. Todos eram do meio literário e passavam o tempo conversando sobre teorias a respeito de acontecimentos e coisas sobrenaturais. Dessas conversas surgiu a ideia sobre quem seria capaz de escrever a melhor e mais assustadora história de terror. A escritora começou a partir daí seus primeiros esboços da narrativa.
Um dos grandes motivos da escritora ter seguido adiante com a ideia de escrever o seu livro foi o apoio e incentivo do seu futuro marido, que a ajudou a converter a história de terror científico em um romance.

O êxito de Frankenstein ou o Prometeu moderno

frankenstein-book

Apesar de ser uma obra muito questionada moralmente e mesmo com todo o rechaço inicial que sofreu, Mary Shelley conseguiu superar todas as questões morais e feministas da época e publicar uma obra que atualmente está imortalizada, um mito que mesmo depois de 200 anos ainda é considerado referência literária em vários países.
Tamanha ainda é a sua importância no meio literário, que em 2018 celebraram o seu bicentenário, sendo elegida uma das obras mais importantes da categoria ficção científica. No Reino Unido, foi feita uma edição especial das moedas de £ 2 para celebrar a data.

De que trata esta obra

É uma história que teve inspiração no mito grego de Prometeu, que era o defensor da humanidade e reconhecido por sua inteligência. Na obra a escritora menciona esse mito, mas descontruindo-o. O romance conta a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências que contrói um monstro no seu laboratório. O enredo traz a história do estudante, da sua infância e de como e porquê decidiu criar essa criatura monstruosa. Depois de dois anos termina a sua criação, mas se arrepende e foge, levando consigo a culpa por ter criado um monstro e por vários acontecimentos que se passam durante toda a narrativa.
Quem conta toda a história é o próprio Victor Frankenstein ao capitão de um navio que o encontrou à deriva no mar já em seu leito de morte, e esse reproduz toda a narrativa através de cartas à sua irmã.

Entradas creadas 13

Publicaciones relacionadas

Aviso Legal | Contato
© Copyright 2024 – Editora Literata

Comienza escribiendo tu búsqueda y pulsa enter para buscar. Presiona ESC para cancelar.

Volver arriba