cem-anos-de-solidao

Cem anos de solidão, por que é tão influente?

Cem anos de solidão é considerada uma obra prima da literatura mundial. Escrita pelo autor colombiano Gabriel García Márquez e publicada pela primeira vez em 1967, é a produção literária latino americana mais lida em todo o planeta. Considerado o segundo romance mais importante da língua espanhola, foram vendidos mais de 50 milhões de exemplares em 35 diferentes idiomas. García Marquez foi reconhecido pelo conjunto de sua obra em 1982 com o Prêmio Nobel de Literatura.
O romance se desenrrola numa fictícia aldeia da América Latina, chamada Macondo, fundada pela família Buendía e a história segue pela trajetória de toda a árvore genealógica desta família. José Arcadio Buendía e sua esposa Ursula Iguarán começam essa saga recheada de drama, intrigas e mistérios. Afirma-se que Macondo é, na verdade, uma representação da história e sociedade da América Latina e da própria terra natal do autor, Colômbia. A escrita de Gabo, Gabriel García, se inscreve nos estilos literários realismo mágico e romance histórico.

Gabriel García Márquez, o autor

gabriel-garcia-marquez

Gabo, para os mais íntimos. Gabriel García Marquez, um dos maiores autores latino-americanos. Nascido em 06 e março de 1927 em Aracata, Colômbia, foi criado por seus avós maternos até os oito anos de idade, voltando ao convívio com seus pais e dez irmãos em Barranquilha após a morte de seu avô. Aos 20 anos começou a estudar direito e ciências políticas, mas não concluiu, se dedicou à carreira de jornalista.
Seus romances foram conhecidos inicialmente na Colômbia e América Latina, mas sua descoberta mundial como escritor ocorreu somente em 1967 com a publicação daquela que é considerada sua obra prima: Cem anos de solidão. Em 1982, ganhou o prêmio Nobel de Literatura por toda a sua contribuição para a literatura até aquele momento. Sua última grande obra foi O amor nos tempos do cólera, que foi adaptada para o cinema em 2007. O mundo se despediu de um dos maiores autores do século XX e, certamente, de todos os tempos, em 17 de abril de 2014, Gabo faleceu na cidade do México.

De que trata Cem anos de Solidão

Um romance inspirado na realidade latino americana, que se constrói a partir de um eixo central que é a família Buendía, fundadora da cidade de Macondo, cenário onde se desenvolve essa grande obra. Gabriel García Marquez narra a história de sete gerações da família Buendía e sua luta contra sua adversa realidade, o que metaforicamente remete aos problemas da América Latina.
Todos os personagens e suas histórias pessoais estão conectados entre si. De uma geração para outra os nomes são herdados, como Aureliano e José Arcádio, por exemplo, ressaltando a condição cíclica da vida, repetindo histórias, fatos e, até mesmo, traços de personalidade herdados de seus anscestrais.
Mesclando realidade com fenômenos sobrenaturais, o que caracteriza o estilo narrativo realismo mágico, o prêmio nobel de literatura, Gabriel García Marquez joga com inteligência e perspicácia entre a condição vivida na realidade do seu continente e sua narrativa.

Personagens da obra

Gabriel García Marquez se inspirou em sua própria família para escrever Cem anos de solidão. Todos os personagens e as histórias pessoais dos membros da família Buendía estão conectados entre si e guardam heranças, inclusive de personalidade, de seus antepassados. Muitos nomes são herdados, os personagens parecem se repetir de uma geração para outra, reproduzindo a cada época uma narrativa cíclica.
José Arcádio e Úrsula Iguarán são os fundadores dessa família, ponto de partida para a segunda geração formada por seus filhos José Arcadio, Aureliano e Amaranta, além da filha adotiva Rebeca. A estes e seus descendentes, ainda são acrescentados personagens fantásticos como os ciganos, liderados por Melquíades.

Narrativa de Cem anos de Solidão

garcia-marquez-book

A obra prima de Gabriel García Márquez, ganhador do prêmio nobre de Literatura em 1982, foi publicada pela primeira vez em 1967 na Argentina, com uma tiragem de apenas 10 mil exemplares. Sua narrativa é interpretada por estudiosos como um retrato da realidade latino americana traduzida em um romance pelo escritor colombiano.
Cem anos de solidão conta a saga de quase um século da família Buendía, atravessando sete gerações, sua ascensão a partir da fundação da vila, depois cidade (fictícia), de Macondo pelo patriarca José Arcádio, passando por paixões, doenças, lutas, disputas e a solidão pessoal de cada personagem que encontra paralelo na crua história dos personagens reais da América Latina.

Cem anos de Solidão e sua importância na Literatura

O livro que levou a Gabriel García Márquez à fama mundial foi reconhecido no IV Congresso Internacional da Língua Espanhola, em 2007, como a segunda obra mais importante da língua espanhola, perdendo apenas para Dom Quixote. Cem anos de solidão alçou a produção literária latino americana a um patamar nunca visto anteriormente.
Em 2017 o romance completou 50 anos da sua primeira publicação e segue sendo uma obra de referência para novas gerações. A narrativa da família Buendía dificilmente será substituida por outra obra prima capaz de convencer a leitores, leigos, especialistas e estudiosos como o fez com genialidade e de forma atemporal o colombiano Gabriel.

Entradas creadas 13

Publicaciones relacionadas

Aviso Legal | Contato
© Copyright 2024 – Editora Literata

Comienza escribiendo tu búsqueda y pulsa enter para buscar. Presiona ESC para cancelar.

Volver arriba